top of page

Carreira Profissional – Como fazer o caminho?




“Caminhante, não há caminho, caminho se faz ao caminhar”. Antonio Machado, poeta espanhol.


A tecnologia tem oferecido facilidades fantásticas para nosso cotidiano, como exemplo o GPS. Praticamente não se usam mais mapas em papel, e os erros de percurso, as informações desencontradas com pessoas na rua, ou ainda o risco de se perder é quase nulo. Basta que se tenha bom sinal de internet e um aparelho celular que permita baixar um dos tantos aplicativos de localização e pronto! Seu percurso vai sendo detalhadamente orientado. Até os riscos do caminho, acidentes, policiamento, radares, são informados com antecedência.


Carreira significa caminho. O “GPS” da carreira profissional pode ser o relato da experiência de profissionais que tiveram êxito, a orientação de pais que esperam que o filho dê continuidade aos negócios da família ou algum livro que aponte os passos para uma carreira de sucesso. Certamente são informações que norteiam e inspiram.

Contudo, quanto mais se espera que a carreira resulte em satisfação profissional (gostar do que faz), pessoal (coerente e em equilíbrio com outros fatores da vida) e financeira, maior é a responsabilidade do indivíduo de buscar conhecimentos sobre si mesmo ,sobre a carreira desejada e sobre o mercado.


Conhecimento sobre si - No autoconhecimento para a construção da carreira, é importante elencar:


* Conhecimentos, habilidades e talentos: quais as principais habilidades, talentos e perfil de trabalho? O que faz muito bem, com eficácia e facilidade? Em que contextos produz melhor? Em que atividades e situações de trabalho não desempenharia bem?


* Valores: quais princípios são importantes? Do que não abre mão? Até que ponto pode flexibilizar suas prioridades pessoais e seus conceitos para se adaptar ao que o empregador ou o mercado demandam?


* Onde quer chegar: que projeções de futuro faz para si? Que decisões, mudanças, atitudes,novos conhecimentos precisa desenvolver e planejar a fim de se preparar para chegar ao objetivo?


Conhecimento sobre a carreira e mercado:


* Para chegar ao objetivo, quais etapas, fases e obstáculos comumente as pessoas que buscam carreira semelhante a esta se deparam? Quais principais vantagens, riscos e desafios?


* Há demanda por profissionais que se preparam para carreira como esta no mercado de trabalho ou ainda na modalidade de empreendedor? Quais os principais riscos e oportunidades?


A análise e conciliação destas duas frentes é que darão os elementos necessários para o planejamento da carreira bem estruturada e personalizada. E é desta forma que o caminhante inicia sua caminhada: com um norte bem definido. Bifurcações e atalhos podem surgir no caminho e gerar dúvidas. Nem sempre as coisas acontecem como esperado. Reavaliações são válidas e mudanças de rotas e tempos também. Porém, quando o autoconhecimento é consistente e a análise da realidade de mercado é realista, há maior segurança e menor margem de erro no percurso.


Quem conhece a si e faz planejamento sabe aonde quer chegar e também o que não quer. Aprimora o discernimento, sabe até que ponto flexibilizar e no que é importante se adaptar. Este é o seu GPS interno. Então o caminhar é uma construção diária, consciente e significativa.

Para apoiar e orientar este processo de autoconhecimento bem como de analise de mercado e oportunidades, você pode buscar profissionais especializados, que são os orientadores de carreira e os coaches de carreira.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page